segunda-feira, 26 de julho de 2010

Férias de inverno:


FÉRIAS!!!!!

Alunos e Alunas...

No próximo dia 26 de julho, inicia-se as férias da Escola Luiz Schroeder, e só retornaremos em Agosto...

Que bom né!!!????

Aproveitem, curtam bastante e voltem com muito entusiasmo, para continuar nossa jornada no Semestre que vem!!!

Nós da Equipe diretiva, estaremos lhe esperando com muitas saudades!!!

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dia dos avós na Escola Luiz Schroeder:

No dia 26 de julho, celebra-se o Dia da Avó, e aquela que geralmente habita nosso imaginário é uma senhora idosa; de óculos, cabelos brancos presos em coque; usando um vestido de gola e botões grandes, de cor indefinida e para terminar de pintar este quadro, sentada em uma cadeira de balanço tricotando. Mas, essa avó habita apenas o imaginário. A que vemos, convivemos e que nos rodeia no trabalho, no lazer, enfim, no cotidiano, nada parece com a descrita.
E como a equipe diretiva da nossa escola não poderia deixar passar em branco esta data tão querida, mobilizou o Clube de Mães da escola para produzirem umas lindas lembranças para serem entregues no chá com bolinhos preparados para as avós, no dia 23 de julho.

Veja as fotos abaixo:

terça-feira, 20 de julho de 2010

sábado, 17 de julho de 2010

Formatura Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd):

O auditório da Universidade de Santa cruz do Sul lotou durante toda a manhã , do dia 12 de julho, para receber os pequenos formandos. O programa realizado em parceria com a Brigada Militar consiste em um esforço cooperativo dos policiais, educadores, pais e comunidade em geral na prevenção do uso de drogas e da violência entre crianças e adolescentes.

A cerimônia contou com a presença de autoridades civis e militares, que entregaram medalhas e certificados aos formandos, além de cartões às autoridades parceiras. No encerramento, policiais e alunos apresentaram a coreografia da música-tema e a alegria aumentou quando chegou o momento dos brindes, com grande expectativa para o sorteio de uma bicicleta. Ao final, as crianças vibraram com um banquete com muito cachorro-quente e refrigerante.


Veja abaixo as fotos desta formatura com os alunos da Escola Luiz Schroeder:

terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia da Vovó

Os avós são pessoas ligadas a nós através de laços consanguíneos, pois são os pais dos nossos pais.

Assim, cada pessoa tem quatro avós, sendo uma avó e um avô paterno e uma avó e um avô materno.

Os avós merecem consideração e respeito, pois já viveram muito, possuem grande experiência de vida e podem transmitir muitos ensinamentos a todos de sua família. Por isso, ganharam uma data especial, para que fossem homenageados, o dia 26 de julho, que é mais conhecido como o dia da vovó.

O surgimento e criação dessa data foi em homenagem aos avós de Jesus Cristo, Joaquim e Ana, cujas pequenas informações aparecem no evangelho de Tiago. Registros históricos mencionam que em 1889, na cidade de Jerusalém, foram encontrados os túmulos onde Joaquim e Ana foram enterrados.

No dia da vovó podemos fazer várias programações para distraí-los, além de se tornar uma diversão para a família, como: fazer um passeio num parque, assistir a um filme do gosto deles, fazer uma reunião de família onde todos possam expressar seu amor e carinho pelos mesmos, etc.

Além disso, oferecer lembrancinhas e presentes para agradá-los também é uma forma de mostrar que são amados e que recebem consideração. Os objetos a serem oferecidos devem estar de acordo com as idades e os interesses dos avós, para não ficarem guardados. Normalmente gostam de perfumes suaves, cremes, sabonetes, pijamas ou camisolas de malhas confortáveis, roupões de banho, chinelos que acondicionem bem os pés, sapatos baixos e confortáveis com solado antiderrapante, dentre vários outros.

Os idosos também gostam muito de ser ouvidos. Quando encontram pessoas que lhes dão atenção, gostam de relembrar os tempos passados, da época em que eram jovens e contar casos engraçados e interessantes.

Hoje em dia existem leis que favorecem os idosos, isso é questão de respeito com os mesmos e devemos acatá-las. Assim, os idosos têm o direito de entrar na frente das filas, não pagam passagens de ônibus, possuem vagas especiais em estacionamentos, dentre outros. É muito justo que isso aconteça, pois seus corpos já não são mais capazes de suportar o cansaço que pessoas mais novas conseguem.

Por Jussara de Barros - Graduada em Pedagogia - Equipe Brasil Escola

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Dia dos Pais:



A origem do dia dos pais é semelhante ao Dia das Mães, já que a idéia inicial das duas datas era de instituir datas que proporcionassem respeito pelos pais, bem como fortalecer os laços familiares.

Nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dood, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dood, criou o Dia dos Pais em 1909. Sonora teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais ao ouvir um sermão dedicado às mães. Além de admirar o pai, o objetivo de Sonora era homenageá-lo devido o grande esforço que John tivera para criar os filhos sozinhos, após o falecimento da esposa em 1898 quando dava a luz ao sexto filho. John criou o recém-nascido e seus outros cinco filhos sem ajuda de ninguém.

Em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washington, nos Estados Unidos. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de Junho de 1910. A data tornou-se uma festa nacional, foi oficializada pelo presidente americano Richard Nixon em 1972.

Nos Estados Unidos, o dia dos pais é comemorado no terceiro domingo de Junho. Outros países como: África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, Eslováquia, Filipinas, França, Hong Kong, Holanda, Índia, Irlanda, Japão, Malta, Macau, Malásia, México, Peru, Reino Unido, Turquia, Venezuela; também comemoram na mesma data.

O dia dos pais no Brasil, onde a comemoração é no segundo domingo de Agosto, tem como autor da data o publicitário Sylvio Bherinh, em meados da década de 50, festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Palestra Projeto Verde é Vida - AFUBRA:

A quarta-feira foi reservada para a palestra do Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), para os alunos, professores, funcionários e equipe diretiva da Escola Luiz Schroeder. Durante dois períodos da manhã, o coordenador pedagógico do Projeto, biólogo José Leon Macedo Fernandes, passou as informações operacionais do Verde é Vida e apresentou a proposta do projeto aos ouvintes presentes.
Projeto Verde é Vida está a 18 anos de dedicação ao meio ambiente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná contam com um importante aliado na luta pela conservação do meio ambiente: o Projeto Verde é Vida, da Associação dos Fumicultores do Brasil - Afubra. Criado em 1991, ele veio complementar as ações da entidade voltadas para a preservação ambiental, realizadas desde 1986.
Em 1991 foi criado o programa permanente de educação ambiental - o Projeto Verde é Vida - com o intuito de levar às comunidades, por meio das escolas, informações, conceitos e práticas de preservação ambiental. O Projeto deu continuidade à distribuição de mudas e iniciou palestras técnicas nas escolas e comunidades.
Atualmente, o Projeto Verde é Vida divide suas atividades em três programas: de Sensibilização Ambiental (PSA), de Ação Socioambiental (PASA) e O Futuro é Agora!. Dessa forma, desde 1991, a Afubra, por meio do Verde é Vida, distribuiu, gratuitamente, mais de 4 milhões de mudas de árvores nativas para escolas e projetos ambientais, em torno de 85 mil livros da Série Ecologia, e 550 mil cadernos, réguas e cartilhas de exercícios. Atendeu mais de 170 mil alunos e professores, em 600 municípios do Sul do Brasil. Destes, 184 estão, atualmente, integrados aos programas do Verde é Vida, reunindo 632 escolas, em 15 Regiões de Atuação. Para o futuro, o Verde é Vida projeta a consolidação das suas atividades em prol das condições socioambientais das comunidades onde atua, para oportunizar uma melhor qualidade de vida a todos.

Veja as imagens abaixo:

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Alunos da Escola fazem parte do Coral Municipal:

Por onde passa, o Coral Municipal de Santa Cruz do Sul canta e encanta. Na semana passada, durante as comemorações do aniversário da Catedral São João Batista, não foi diferente. Os cantores regidos pelo maestro Leandro Schaefer emocionaram o público com a sua apresentação. Vinculado ao Departamento de Cultura da Secretaria de Educação e Cultura (Smec), o coral tem como objetivo e filosofia proporcionar momentos de lazer, cultura e qualidade de vida aos cantores e público. O grupo é formado por cidadãos do município e região, professores, estudantes, jornalistas, artistas, aposentados, funcionários públicos, autônomos e outros voluntários. A atual formação foi composta em maio de 2009. Seus ensaios ocorrem às terças e quintas-feiras, a partir das 18h30, no Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz (antiga Estação Férrea). O grupo já se apresentou em eventos culturais, religiosos, natalinos, em hospitais e foi recentemente convidado a participar do XVI Encontro de Coros em Agudo. “Também estamos estudando a viabilidade da realização de um encontro de coros em nosso município”, antecipa o maestro. Qualquer pessoa da comunidade pode fazer parte do coral, desde que tenha disponibilidade para participar dos ensaios e apresentações. Os interessados podem se inscrever a qualquer momento e são submetidos a um teste de nivelamento. Os novatos têm ensaio separado do grande grupo. Na medida em que estão aptos, podem participar dos ensaios gerais e apresentações. Além do adulto, o município possui um Coral Infantojuvenil formado por cerca de 50 jovens estudantes das escolas Christiano Smidt, Leonel Brizola, Luiz Schroeder e José Leopoldo Rauber. Os seus ensaios ocorrem duas vezes por semana, também sob a coordenação de Schaefer.


Veja no slide abaixo fotos dos alunos na Jornada Pedagógica na Unisc:

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Festa Junina na Luiz Schroeder:

A Festa Junina esquentou o frio no mês de junho. Dia 19, a festança aconteceu na Escola Municipal Luiz Schroeder.
Toda comunidade escolar se esforçou muito para fazer bonito! Foram vários dias de ensaios, culminando em apresentações magníficas. Os presentes aplaudiram o trabalho mostrado. Alunos, funcionários, professores e , diretores deram tudo de si para agradar ao publico presente.

Confira as imagens abaixo: