quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Encontro de diretores e jornada pedagógica abrem ano letivo:

Diretores das escolas municipais de Santa Cruz do Sul buscaram a paz e a tranquilidade do interior do município para inspirar o início do calendário letivo de 2011. O primeiro encontro dos diretores foi realizado no Recanto Linha Nova nesta segunda-feira, 14, e reuniu cerca de 70 gestores em um dia de palestras, almoço e atividades de sensibilização.

Já nesta quarta-feira, 16, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura promove a primeira Jornada Pedagógica deste ano, encontro que reúne todos os professores da rede municipal e marca o início oficial do ano letivo. As atividades acontecem a partir das 8h30 e se estendem por todo o dia, no auditório central e no anfiteatro da Faculdade de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Com o tema Por Uma Escola Democrática e Humanizadora, a primeira Jornada Pedagógica abordará durante a tarde temas como Educação Inclusiva, Humanizadora e Cidadã – palestra ministrada pelo professor Celso Henz – e Práticas Inclusivas de Alfabetização, assunto que será abordado pela professora Débora Leão. Antes, no turno da manhã, no auditório central, a professora Maria Cristina Bortolini apresentará o Plano Nacional de Educação. A jornada terá ainda apresentações artísticas de alunos e professores das escolas municipais.

Programação

8h30min – Credenciamento
9horas – Abertura oficial
Mística – Apresentação Banda de Latas – EMEF Frederico Assmann
Apresentação Músicos Departamento de Cultura da SMEC – Antoni – Felipe – Everson
Palestra – Plano Nacional de Educação
Prof. Maria Cristina Bortolini
11h30min – Intervalo para almoço
13h30min – Auditório Central da UNISC
Diretores das EMEIs e EMEFs, professores de anos finais, orientadores educacionais e psicopedagos
Mística – Grupo de Danças da EMEF São Canísio
Tema – Educação inclusiva, humanizadora e cidadã
Palestrante – Prof. Celso Ilgo Henz
Encerramento – 17 horas
13h30min- Anfiteatro do Direito
Professores de Educação Infantil e Anos Iniciais, Supervisores Escolares e Professores de Educação Especial
Mística – Grupo de Danças das EMEIS Margarida-Aurora e Bem-me-Quer
Tema – Práticas Inclusivas em Alfabetização
Palestrante – Prof. Débora Leão
Encerramento – 17 horas


terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Mensagem de Boas-vindas!

" A nossa comunidade escolar, professores, funcionários e alunos desejam que o ano de 2011 traga para o seio desta instituição um ambiente de paz e uma interação escolar entre o saber e o fazer."

Caros Pais e Encarregados de Educação

Numa época em que as novas tecnologias da informação, e nomeadamente a Internet que é um das suas maiores realizações, assumem um protagonismo tão importante na vida de todos nós, não poderia a nossa Equipe Diretiva deixar de estar também presente.

Assim, criamos este Blog, com vista a aproveitar as grandes vantagens que este meio nos oferece para estreitarmos, cada vez mais, os laços que nos unem a todos os pais e encarregados de educação.

Ao fazê-lo, estamos, simultaneamente, a aproximarmo-nos também do resto da comunidade educativa, e em particular dos alunos - nosso filhos e educandos - que são a grande razão da nossa existência.

Tentaremos colocar neste Blog um conjunto de informação que se torne realmente útil para o acompanhamento da vida escolar dos nossos filhos e educandos. Procuraremos mantêr essa informação tão actualizada quanto possível, mas agradecemos a vossa compreensão para eventuais atrasos e inexactidões.

Temos consciência que este meio de comunicação e de partilha de informação, tão eficaz e aliciante, chega ainda a poucos. Acreditamos no entanto. que, com o tempo, mais pais, encarregados de educação (e também alunos e professores!) terão acesso a este grande fórum do conhecimento.

Desnecessário será dizer que todos os comentários e sugestões serão bem-vindos e recebidos com interesse. Procuraremos refleti-los nestas mesmas páginas.

Fevereiro de 2011,

Equipe Diretiva.