terça-feira, 29 de novembro de 2011

Educação com luz:


Thainá da Rosa, de 10 anos, prontamente apaga a luz da sala ao primeiro pedido da professora. A turma coloca-se em posição de escuta e quem começa a falar é a menor do grupo: Fernanda Maas, de 11 anos. Com voz suave e tranquila, Fernanda faz a apresentação enquanto sua professora, Lucibel Bresciani, projeta as imagens na tela grande. Finalmente, o projeto inspirado em uma novela, e pesquisado por meses, é mais uma vez divulgado na Escola Municipal Luiz Schroeder, de Santa Cruz do Sul. Sim, o projeto seria apresentado, precisamente, pela terceira vez. Primeiro, entre eles, os integrantes do 5º ano. Depois para alguns educadores da escola e, por último, aos visitantes. Quem divulgou a notícia do projeto pelos corredores da instituição foi a educadora Magda Rigue. “Tu precisas ver, que lindo que ficou aquele trabalho”, dizia ela, a cada um que encontrasse. O “lindo”, dito com entusiasmo e de maneira esticada, gerava curiosidade, formava públicos, e lá estavam os pequenos, de novo, um a um, com o microfone em mãos repetindo suas falas. Diziam que o projeto chamava-se Literatura de Cordel, que cordel teria a ver com barbante, que seria uma espécie de poesia popular que surgiu na Europa e que os portugueses teriam trazido para o Brasil. A turma, inclusive, confeccionou livros com poemas. E essas ideias todas surgiram a partir de uma novela: Cordel Encantado, exibida na Rede Globo e que teve seu “fim” em 2011. CULTURA – Adriano Machado, de 12 anos, o cantor e compositor de rap da turma, aproveitou seu talento para arriscar algumas trovas, também chamadas de desafios. O problema é que não houve desafiantes. Segundo eles, Adriano, nesse quesito, é imbatível. A colega dele, Rafaela Letícia dos Santos, disse que traria o pai, Seu Petry, para um possível enfrentamento com o menino. Petry, segundo a filha, acompanhava a novela e conhecia muito bem a cultura do povo sertanejo. “Meu pai aprendeu e nós também. Com esse projeto a gente aprendeu um pouco mais sobre os hábitos dos nordestinos, que lá tem muita pobreza e que eles têm uma cultura bem particular, assim como nós, gaúchos”, disse Rafaela. Terminada a apresentação, Thainá da Rosa acende a luz. Mas se tiver que apagá-la de novo, ela não se importa. Para ela, como para eles, seria um privilégio apresentar o projeto pela quarta vez.

Fonte: Jornal Gazeta do Sul

Link:http://www.gaz.com.br/gazetadosul/noticia/315532-educacao_com_luz/edicao:2011-11-29.html

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

DIA DO DIRETOR DE ESCOLA:

Alunos e professores da escola homenagearam a nossa diretora e vice-diretora pelo seu dia com uma linda cesta recheada de surpresas e delícias... A homenagem aconteceu na manhã e na tarde do dia 16 de novembro.

Projeto SUSTENTABILIDADE:

Este projeto partiu do convite da Professora de Português da Escola Hildebrand, Joceane de Andrade em se correspoder on line com nossa escola.

Durante a disciplina de Informática foi criado um e-mail para cada aluno para que então pudessem interagir com os alunos da 7ª série da Escola Hildebrand. Os alunos estudaram na disciplina de Informática sobre NETIQUETA que são regras de etiqueta na internet. Estudaram ainda sobre Lâmpadas LED na disciplina de Ciências, com a professora Rejane e criaram uma Apresentação de Slides e compartilharam por e-mail. Na disciplina de Português, criaram um texto sobre Sustentabilidade do qual também foi compartilhado via e-mail com os colegas da Hildebrand. Ainda na disciplina de Informática criaram um blog para cada aluno onde cada um postou seu texto sobre Sustentabilidade e ainda uma Receita Sustentável. Este link também foi compartilhado via e-mail com os colegas da Hildebrand. Receberam vários e-maisl de alunos da Hildebrand com relatos de conteúdos estudados por eles: Lixo, Catástrofes ambientais, Sacolas retornáveis e Cascas de fruta como adubo.

Vale lembrar que todos os e-mails enviados pelos alunos da 8ª série da Luiz Schroeder foram corrigidos pela professora de Português: Elisabeth.

E para encerrar o projeto os alunos tiveram um encontro, dia 16 de novembro, no Parque Ambiental da Souza Cruz, onde neste momento puderam conversar com os colegas que até o momento só se conheciam pela internet. Este passeio foi guiado pelo instrutor Eder da Souza Cruz. Os alunos da 8ª da Luiz Schroeder levaram de presente para cada aluno da Hildebrand, uma muda, produzida pela professora Leonice de Oliveira. Estas mudas serão plantadas para amenizar o impacto de CO2 que foi emitido durante a troca de e-mails, despertando também a preservação e a consciência ecológica e um blog permanente será construído com os temas dos e-mails para que este aprendizado não se perca e que continue a ser discutido.















quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Consultoria SESI:

Durante o ao de 2011 a Diretora Rose e a Supervisora Magda, participaram do Curso de Consultoria , proporcionado pelo SESI com o apoio da SMEC. Nestes encontros foram tratados assuntos sobre Educação de Qualidade.
No dia 9/11/11 foi o encerramento, os participantes receberam mimos e certificado. A diretora Rose comentou que: "Foi muito gratificante para nós, pois, nos deu uma visão sobre educação, gerenciamento da escola e uma maneira diferente de tratar a educação."

DIA DO DIRETOR DE ESCOLA - 12 DE NOVEMBRO:


No dia em que se comemora o dia deste grande colaborador da educação, 12 de novembro, o Brasil agradece o empenho e a parceria de todos os diretores de escola do nosso país. Estes profissionais com capacidade, sabedoria e honestidade contribuem para a melhoria de nossa sociedade e dos indivíduos nela envolvidos.

Eles são milhares e se somam à grande parte de educadores que tem em sua empreitada diária, o cuidado com a escola - crianças, adolescentes e adultos. O trabalho é quase um sacerdócio, tendo em vista que em sua responsabilidade está a educação de muitos brasileiros e brasileiras. Eles são pais e mães diante das dificuldades, são conciliadores diante de conflitos e ainda tem como sua principal função, a direção de uma escola.


A administração da escola não é um processo destacado da atividade educacional , ao contrário, está envolvido nela de tal forma que o diretor precisa estar sempre atento às conseqüências educativas de suas decisões e atos. No desempenho da sua função, o diretor é um educador preocupado com o bem-estar dos alunos, e não apenas um administrador em busca de eficiência.

O diretor tem em suas mãos uma grande soma de responsabilidades. Na verdade, ele é responsável por tudo o que se passa na escola. Em ocasiões especiais, o diretor representa a própria escola, por exemplo, quando comparece a uma solenidade como convidado por sua função de diretor, quando preside uma reunião na própria escola, quando confere certificados e diplomas, quando se dirige a outras entidades para tratar de assuntos de interesse da escola.

Assim sendo, diretor de escola é uma função bastante complexa com três aspectos relevantes: autoridade escolar; educador e administrador. Os que convivem com um diretor competente costumam admirá-lo como pessoa, apreciam seu discernimento, reconhecem sua personalidade positiva, mas quanto as tarefas, não as conhecem claramente.

Acreditam que a sua principal função seja comandar, isto é, fazer com que todos trabalhem, enquanto ele mesmo apenas observa, achando a direção supérflua. A boa direção se integra tanto com a atividade da escola que quase não é percebida. Aparentemente, o diretor nada tem a fazer numa escola em que todos cumprem suas obrigações e executam suas funções.

Mas se uma pessoa incompetente assume esse papel, em pouco tempo as dificuldades serão tantas que cairá a estrutura cuidadosamente montada pelo diretor competente. Então, é pelo contraste que aparece o real mérito do diretor. Portanto, o diretor é a peça básica para o bom funcionamento da escola.

"O progresso da ciência e da técnica com sua projeção nas atividades humanas, precisa ser assimilado pelos administradores escolares, o que dará uma consciência de efetiva prioridade aos problemas da educação no país".

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Grupo de dança da Luiz Schroeder na Unisc:


O Grupo de dança da nossa escola esteve na Unisc fazendo uma apresentação sob os cuidados dos professores Milena e Felipe. Eles participaram do X Festival de Dança do Rosário. A Diretora acompanhou o grupo no dia 03/11/11. Parabéns ao Grupo!!!

Veja abaixo as fotos:






Dia 4 de novembro - Pic-Nic da escola Luiz Schroeder:


Na sexta-feira, dia 4 de novembro, aconteceu mais um Pic-Nic da escola Luiz Schroeder, com deliciosos quitutes e muita diversão. O pic nic foi na sede da Alliance One no turno
da manhã e tarde. Os alunos jogaram futebol, brincaram na pracinha, dançaram e correram bastante.
Veja abaixo fotos deste evento: