quarta-feira, 18 de julho de 2012

Luiz Schroeder homenageia os avós:

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder, convidou os avós para comemorarem seu dia, na escola,  junto de seus netos na quarta-feira, 18.
A equipe de profissionais da escola planejou um momento especial para os avós, nele teve atividade física especial aos avós, apresentação dos alunos, atividades de integração e um chá de confraternização cheio de delícias! Os avós conheceram e fizeram parte da rotina da escola neste dia.
A participação de todos trouxe muita alegria às crianças que puderam mostrar a “sua escola” e comemorar este dia vivenciando uma nova experiência em família.

Confira abaixo o registro desta tarde:









Ecco encerra semestre com integração de escolas


Alunos também participaram de passeio ao Parque da Gruta
Os alunos das escolas municipais Menino Deus e Luiz Schroeder, que fazem parte do projeto Ecco (Educação, Cidadania e Comunicação), uniram-se em duas atividades para marcar o final do primeiro semestre de 2012. Os alunos fizeram uma visita ao Projeto Armazém de Ideias, da Escola Educar-se, que tem uma metodologia semelhante ao Ecco. Os estudantes das duas escolas também participaram de um passeio no Parque da Gruta, onde foram desenvolvidas atividades cooperativas entre os alunos.
Durante o primeiro semestre, o ambiente foi o tema desenvolvido pelos participantes do Projeto Ecco na Escola Menino Deus, do Bairro Faxinal. Foram realizadas dinâmicas de observação sobre a coleta de lixo no bairro, com registro em fotos e vídeos. Outro assunto abordado, por sugestão dos alunos, foi a deficiência física. A partir do tema os estudantes discutiram sobre acessibilidade e preconceito e realizaram entrevistas com deficientes físicos. Com base no trabalho  produzido, foram feitos materiais pedagógicos – caça-palavras, cruzadinhas, música e desenhos – que serão trabalhados com os alunos das séries iniciais no segundo semestre. 
Na Luiz Schroeder, além das atividades de observação e filmagens no entorno da escola, foram produzidos materiais reciclados. Em ambas as escolas, as atividades serão retomadas na primeira semana de agosto. O Projeto Ecco é uma iniciativa da Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Santa Cruz do Sul. As atividades são conduzidas pelos jornalistas Helio Etges, Mirela Hoeltz e Elemir Polese e pela assistente social Elisângela da Silva.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Estudantes em defesa dos animais

Thaís e Bianca mostraram aos colegas que é preciso saber cuidar


A causa animal uniu ainda mais as colegas e amigas Thaís Couto e Bianca Sabrina Bublitz, estudantes do 5º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder, em Santa Cruz do Sul. Juntas, elas idealizaram o Projeto Não Maltrate os Animais, que tem como principal objetivo promover a conscientização da comunidade escolar. “Queremos mostrar para as pessoas que os animais não merecem sofrer. Nós ouvimos várias histórias chocantes e isso nos motivou a iniciar o projeto”, conta Thaís.
Com o apoio da professora Lucimar Bresciani, as meninas espalharam cartazes pela escola, chamando os estudantes para a sensibilização. No início do mês, no dia 4 de julho, uma apresentação sobre o assunto também foi organizada para os colegas e voluntários da ONG Ações de Justiça pelos Animais (AJA). Segundo Bianca, um slide especial foi  preparado para o encontro. “Também apresentamos vídeos e uma poesia sobre os animais”, explica. A intenção das jovens é dar continuidade ao trabalho, oferecendo aporte ao Abrigo de Animais São Francisco de Assis (Asfa).
Conforme a diretora educacional da ONG AJA, Clarice Paim Arnold, a apresentação das meninas foi emocionante. “Pude sentir que a sementinha que semeamos brotou, cresceu e deu frutos. Elas comprovam que vale a pena investir no educacional.” Desde o ano passado a entidade tem investido na conscientização em escolas de Santa Cruz do Sul. Através do Encontro Educacional AJA Respeitando a Vida, a ideia é despertar para a importância da responsabilidade com a vida animal.

FONTE GAZETA DO SUL: 

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Dia 26 de julho é o dia de todas as avós!!


O dia da vó nasceu porque Santa Ana, era a avó de Jesus Cristo mãe de Maria.
Santa Ana, ou Santana, é considerada padroeira dos partos difíceis por ter conseguido dar a luz com uma idade mais avançada. Ela é padroeira das cidades de Belmiro Braga, Santana do Deserto, Santana do Garambéu e,
em Juiz de Fora, da paróquia de Santa Ana, no bairro Vila Ideal.

Homenagem aos avós:

"Eternas figuras humanas que hoje queremos homenagear, contemplando com carinho os cabelos brancos, o profundo olhar, as rugas na fronte e na face, sinais da experiência e memória de tantos anos vividos. Que bom poder formar uma roda para ouvir com atenção os sábios conselhos, as palavras fartas, indicadoras de novos horizontes em nossa vida. Queremos tocar e sentir a energia que suas abençoadas mãos transmitem, e hoje, embora trêmulas, ainda semeiam os frutos da experiência de vida. Permita-nos, neste momento especial, acompanhar com ternura seus passos lentos, algumas vezes trôpegos, mas cheios da sabedoria que a vida lhes ensinou. Queremos abraçá-los e também aplaudi-los, com muita emoção e ternura, pedindo a Deus que os abençoe e lhes conserve a saúde. A esperança nos leva a crer que outros dias lindos acontecerão, pois vocês são frutos da mais bela obra que Deus colocou na nossa história."