sexta-feira, 31 de agosto de 2012

PROJETO CIENTÍFICO - 7ª Série:

Em agosto foi iniciado o projeto científico Sustentabilidade e Educação Ambiental na Escola, com a 7ª série, tendo como orientadora a profª de Ciências Mariluci, com a colaboração da profª de Artes Ana Patrícia e do Técnico Agrícola Gelso.
Partindo da necessidade que sentimos em separar o lixo na escola, montamos o projeto e tratamos em colocá-lo em prática. Nossa maior dúvida – problema - era de saber se os alunos, professores e funcionários colaborariam com a separação do lixo.
Foram feitas pesquisas em livros e na internet. Confeccionaram-se lixeiras para o descarte de chiclete e do lixo orgânico separadamente, com caixinhas de leite, nas aulas de Artes. Para o lixo seco utilizou-se de caixas de papelão e para o descarte do papel (folhas de caderno, revistas, cartolinas) aproveitou-se as lixeiras já existentes nas salas.






Para a distribuição das lixeiras nas salas, a turma responsável passou em todas as salas de aula, refeitório e sala dos professores, onde deram orientações de como e por que separar o lixo. As caixinhas de leite foram presas a ganchos nas paredes, pelo Técnico Gelso.




Duas vezes por semana um trio de alunos da 7ª passa em todas as salas, recolhendo os materiais. O lixo seco é descartado em lixeiras maiores no saguão da escola, bem como os chicletes, embalados separadamente em sacolas, para não grudarem no lixo seco; o lixo orgânico proveniente das salas de aula e do refeitório é colocado na composteira, onde o material é revolvido com a terra, para não atrair ratos. O húmus é utilizado na horta escolar. Os papeis são guardados na sala de Ciências, onde são reciclados, para posterior reutilização como cartões nas atividades escolares com a comunidade.






O trabalho foi apresentado durante a Mostra Científica, no dia 25 de setembro, nas dependências da escola. Procurou-se deixar bem claro que esse projeto é de toda a escola, pois depende de todos para que se concretize.




Foi feito uma visitação com os alunos da 7ª série à Cooperativa de Catadores do município, a fim de tomarem conhecimento da importância de separar o lixo, tanto para a preservação do meio ambiente quanto para os catadores que retiram sua subsistência desse trabalho digno e fundamental para nossa sociedade.







Observou-se que a maioria dos alunos, bem como os professores e funcionários, estão separando o lixo adequadamente, contribuindo para a reutilização, reciclagem e descarte correto dos materiais produzidos na escola.
Esperamos que esse projeto se estenda a toda comunidade, pois assim estaremos contribuindo para a diminuição do lixo orgânico nos lixões e aterros, e para a facilitar o trabalho dos catadores da nossa localidade. O projeto começou em agosto de 2012, e se estenderá enquanto a escola existir...

Luiz Schroeder visita Feira do Livro:


Sexta-feira, dia 31 de agosto, os alunos da Luiz Schroeder foram levados a feira de livros. Um mágico momento, pois todos se encantaram ao encontrar os livros distribuídos de forma tão encantadora aos olhos dos pequeninos. Momentos como estes só incentivam mais o projeto de leitura de nossa Escola.
Parabenizamos aos organizadores, pela criatividade e atendimento especial!



Veja em breve fotos deste passeio:

Estudantes em entrevista com senegaleses:


Fonte: Bruno PedryClique para Ampliar
Senegaleses revelaram aos alunos aspectos da vida na África
O Projeto Educação, Cidadania e Comunicação (Ecco), da Fundação Jornalista Francisco José Frantz, está ampliando suas atividades. Agora os estudantes estão tendo a oportunidade de saber mais sobre outras culturas. Por isso, ontem houve um encontro com os três senegaleses que buscaram asilo político em Santa Cruz do Sul. Na atividade, realizada na Escola Municipal Luís Schroeder, as crianças e adolescentes fizeram perguntas sobre o Senegal, sua cultura, costumes, lazer, esportes e educação.
Antes do encontro, os estudantes pesquisaram sobre o país que fica na costa oeste da África e tem o islã com religião oficial. Na entrevista com os jovens estudantes, os senegaleses Dame Diene Faye, de 21 anos, Malick Diouf, de 29, e Mustapha Beye, de 34, falaram sobre o seu país e os motivos pelos quais fugiram da terra natal.
Eles estão em Santa Cruz do Sul desde o dia 6 de agosto, abrigados no Albergue Municipal e já receberam parecer provisório favorável do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) para residir e trabalhar. Também solicitaram a confecção da Carteira de Trabalho e Previdência Social e uma pessoa que prefere não ser identificada já cedeu uma casa mobiliada para moradia.
Dame contou que seu pai era político de oposição e sua família foi toda assassinada por perseguição política. Ao saber do ocorrido, ele entrou clandestinamente em um navio junto com o vizinho Malick. Assim vieram parar no Sul do Brasil. Após perambularem por alguns locais, foram parar em Passo Fundo e encontraram Mustapha, que estava no Brasil com o visto de turista já vencido.
Respondendo as perguntas dos estudantes, eles contaram que o Senegal é um país com grandes diferenças entre ricos e pobres, onde muitos não têm alimentos e as crianças mendigam nas ruas. Disseram que ainda não conseguiram contato com as pessoas que ficaram no Senegal e que pretendem trabalhar e viver em Santa Cruz do Sul. Antes de abandonarem o país, Malick trabalhava com chapeação de carros, Mustapha era motorista e Dame era estudante e se preparava para entrar na universidade.
FONTE: GAZETA DO SUL

sábado, 25 de agosto de 2012

Com o objetivo de aproximar pessoas e livros, Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, inicia sua 25ª edição da Feira do Livro a partir deste sábado. Serão nove dias de atividades, oficinas, conversas com escritores e apresentações artísticas na Praça Getúlio Vargas. 
A abertura oficial do evento aconteceu às 10h de sábado, com uma homenagem à escritora local Valesca de Assis, cuja obra é voltada aos públicos infantil e adolescente. A cerimônia contou, ainda, com participação do Coral Maturidade Ativa Sesc/Sindilojas do Vale do Rio Pardo e apresentação da banda marcial do Sesi.
O escritor chileno Antonio Skármeta é a principal atração do evento. Ele estará quarta-feira no município, onde apresentará sua mais recente obra, O dia em que a poesia derrotou um ditador. Com livros traduzidos para mais de 25 idiomas, Skármeta ficou conhecido internacionalmente por escrever o livro O carteiro e o poeta, adaptado ao cinema em 1994 - que recebeu cinco indicações ao Oscar. 
A programação, coordenada por Sesc, Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e prefeitura, se estende até o dia 2 de setembro. São 21 livreiros distribuídos em estandes ao redor do chafariz da praça. A expectativa é superar os 42 mil visitantes registrados na última edição da feira. A entrada é gratuita.


Divulgação Feira do Livro na Escola.

Alunos na Feira do Livro.
Alunos na Feira do Livro.

sábado, 18 de agosto de 2012

Dia dos Pais na Escola Luiz Schroeder:

A comunidade escolar Luiz Schroeder preparou várias homenagens aos pais que estavam presentes no dia 18/08/2012 na escola. Para acompanhar a comemoração foi servido uma deliciosa galinhada a todos os presentes.
Toda a organização ficou por conta dos profissionais da educação e dos alunos da escola. Confira abaixo as imagens deste sábado tão especial, inclusive música ao vivo!!!









domingo, 12 de agosto de 2012

Dia dos Pais:

A Escola Luiz Schroeder deseja a todos um Feliz Dia dos Pais...

sábado, 11 de agosto de 2012

Dia do Estudante na Luiz Schroeder:

Dia do Estudante é uma data especial, pois é uma homenagema todas as pessoas que valorizam o conhecimento e o crescimento pessoal. É comemorado em 11 de agosto porque esta é a data em que foram criados os dois primeiros cursos de nível superior no país: ciências jurídicas e ciências sociais. Isto ocorreu no ano de 1827, por decreto de D. Pedro I. Antes disso, quem quisesse cursar o ensino superior, teria que ir até a Europa, pois era só do outro lado do oceano que existiam universidades.Dessa forma, somente pessoas de famílias ricas poderiam concluir seus estudos, fato que acentuava ainda mais as diferenças sociais no Brasil.A data comemorativa foi instituída por ocasião da comemoração do centenário de criação dos cursos.

Para comemorar esta data os professores e a equipe diretiva prepararam diversas atividades esportivas na sexta-feira dia 10 de agosto. Estas atividades que a escola ofereceu aos alunos é uma forma de promover a integração entre estudantes, professores, equipe gestora, com um dia dedicado à recreação. Os jogos são significativos por promoverem a cooperação, trabalho em equipe, competição sadia, além da socialização e o estímulo à prática da solidariedade.
Veja abaixo as fotos: