quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Eleições para Diretores - 5 de dezembro, das 9 horas às 20h30:


Chapas já estão definidas nas escolas municipais


Pleito acontece no dia 5 de dezembro, das 9 horas às 20h30
A uma semana da eleição para diretores, as escolas municipais de Santa Cruz do Sul definiram suas chapas. O pleito acontece no dia 5 de dezembro em 22 instituições de ensino com mais de 100 alunos. As urnas funcionarão das 9 horas às 20h30. Ao contrário da rede estadual, onde somente três educandários tiveram disputa, na municipal sete escolas apresentaram duas chapas. Nas demais, haverá tentativa de reeleição ou chapa única.

Podem votar alunos a partir do 6º ano do ensino fundamental, profissionais da educação em efetivo exercício na escola, funcionários e pais ou responsável  legal. As comissões eleitorais nas escolas são compostas por quatro membros: professores ou profissionais de educação, alunos a partir do 6º ano ou maiores de 14 anos, pais e funcionários. Os candidatos têm até as 8h59 do dia 4 de dezembro para fazer propaganda eleitoral. O mandato é válido por três anos
.
FONTE: GAZETA DO SUL

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Homenagem ao Dia do Diretor - 12 de novembro:




Hoje é mais um dia do ano,
mais um dia que está passando.
Hoje deixará de ser somente mais um dia,
pois nele reconhecemos o seu trabalho,
seu esforço em tornar a nossa escola cada
vez melhor.
Hoje temos a oportunidade de te parabenizar,
com respeito e carinho.
Parabéns por este dia!
Dia do diretor da escola.
Com carinho,

Professores, Funcionários e demais integrantes da Equipe Diretiva da
E.M.E.F. Luiz Schroeder.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Ampliação do atendimento é um dos objetivos:


Hugo, Luciane, Henrique e Douglas estiveram em visita à Gazeta do Sul para divulgar trabalho
Hugo Braz, a esposa Luciane e o neto Henrique, acompanhados de Douglas Grehs, estiveram em visita à Gazeta do Sul para divulgar os passos que estão sendo dados para a formação da associação. Segundo eles, há dificuldades para o atendimento dos autistas. Quem pode investe em um serviço  particular, mas o ideal é que todos tenham condições de oferecer o máximo a seus filhos. Esse será um dos objetivos da associação.
De acordo com os visitantes, a Apae atende autistas, o mesmo ocorrendo com a Escola Municipal Luiz Schroeder, que pode receber até dez crianças. Em muitas creches particulares, não existem pessoas especializadas, mas há boa vontade por parte das atendentes, que estão sempre em busca de informações.
Afora isso, há clínicas particulares que oferecem atendimento, existem aulas de natação na Unisc e equoterapia. Com a atuação da associação,  a expectativa é de ampliar as alternativas a partir de agora. Neste sábado, às 15 horas, a associação realizará a suareunião mensal na sala 208 do campus da Unisc. Todos estão convidados.
O QUE É
O autismo é um transtorno neurológico que traz comprometimento em três áreas do desenvolvimento: comunicação, comportamento e interação social.
A disfunção se manifesta antes dos 3 anos de idade, não tem causa definida e nem característica única.
Há indivíduos que têm inteligência e fala intactas e outros com sérios problemas de desenvolvimento intelectual e de linguagem.
Muitos possuem inteligência acima da média. Mas, com dificuldades para interargir, acabam se isolando. Por isso, é importante que a estimulação comece tão logo a síndrome seja diagnosticada.
Fonte: Gazeta do Sul.

Estudantes fazem visita ao Albergue Municipal:


Adolescentes que participam da iniciativa ouviram depoimentos dos albergados
Alunos das escolas municipais Luiz Schroeder e Menino Deus, que participam do projeto Educação, Cidadania e Comunicação (Ecco), visitaram o Albergue Municipal de Santa Cruz do Sul na tarde de ontem. Os estudantes haviam arrecadado roupas, alimentos e material de higiene em suas escolas e, acompanhados pelo jornalista Elemir Polese, doaram aos albergados.
Além de conhecer as dependências da instituição, os estudantes ouviram depoimentos dos internos. “Saíram de lá com uma mensagem que, com certeza, levarão para suas vidas: a valorização da família”, comentou Polese. O projeto Ecco é realizado pela Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, com atuação voluntária dos professores de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Mirela Hoeltz e Hélio Etges, e apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec).
Fonte: Gazeta do Sul.