sexta-feira, 29 de novembro de 2013

29 DE NOVEMBRO - DIA DO CAFÉ:



Hummm... cheirinho de café!
O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. O Brasil é o maior exportador de café do mundo!
O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Você nunca ouviu falar de café Palheta? Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e Rio de Janeiro.
Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Pergunte a sua professora o que foi a política do "café com leite"?!
Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho! Viva o nosso café conhecido e apreciado mundialmente!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

27 DE NOVEMBRO - DIA NACIONAL DO COMBATE AO CÂNCER:



Vamos falar de coisa séria? Hoje se comemora o dia nacional do combate ao câncer, uma doença grave, mas que pode ter cura. O tipo mais comum de câncer é o de pele. Então devemos evitar ficar muito tempo expostos ao sol forte, e usar sempre protetor solar. O sol é muito bom, mas devemos ter cuidado.
Seguir um tratamento médico adequado é o mais importante. E quanto às medidas de prevenção, podemos dizer que ter uma alimentação saudável é essencial. Por isso, devemos comer muitas frutas, verduras, legumes e cereais, que são ricos em nutrientes, e auxiliam na defesa natural do nosso corpo. Além de serem muito gostosos!
Na hora da recuperação, carinho e amor são dois ingredientes que não podem faltar. Portanto, se você tiver algum amigo ou parente nessa situação, não deixe de visitá-lo sempre que puder. Ter apoio nesse momento faz toda diferença.
Vamos seguir essas dicas? Para mais informações, acesse o link https://www.graacc.org.br/

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 DE NOVEMBRO - DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA:



Oi amiguinhos! Hoje comemora-se o Dia da Consciência Negra! Este é um dia dedicado à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira. Você sabe por que se comemora o Dia da Consciência Negra no dia 20 de novembro? É porque foi nessa data que morreu Zumbi dos Palmares, escravo que lutou contra a escravidão no Brasil.

terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA DA BANDEIRA:



As bandeiras são símbolos que podem representar uma nação, estado, agremiação política, recreativa ou desportiva, etc. e, seja qual for a instituição que represente, toda bandeira é carregada de simbolismo. A história nos mostra que as primeiras bandeiras que se tem conhecimento foram usadas desde as antigas civilizações, onde os povos as utilizavam para representar seus exércitos, além disso, serviam também para ser identificado pelos aliados.
Neste especial vamos falar sobre a bandeira do Brasil, símbolo de nosso país.
A bandeira nacional como conhecemos hoje foi apresentada ao povo brasileiro em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República, justamente para marcar uma nova fase para o país e até hoje comemoramos nesta data o Dia da Bandeira. O modelo foi criado por Raimundo Teixeira Mendes e Miguel Lemos, ambos com influência política e religiosa neste início da República, e desenhada por Décio Vilares.
Cada cor tem um significado especial: o verde simboliza nossas matas, o azul nosso céu, o amarelo nossas riquezas, e o branco a paz, já as estrelas representam os estados do país. Há também a inscrição “Ordem e Progresso” no centro, que representa a arrancada concreta e irreversível para o desenvolvimento que nascera com os ideais da República.
Como a bandeira nacional é um dos símbolos mais importantes do país, há algumas regras para ser hasteada, veja só: seu hasteamento deve ser feito pela manhã e ser arriada ao fim da tarde. A bandeira não pode ficar exposta durante a noite, a não ser que seja bastante iluminada.
Ao longo da história do Brasil, tivemos várias bandeiras e para conhecer esta cronologia clique aqui.
Curiosidades:
- Uma bandeira em mau estado de conservação não pode ser hasteada. Deve ser entregue a uma unidade militar para ser incinerada no dia 19 de novembro;
- A Bandeira Nacional fica permanentemente hasteada na Praça dos Três Poderes em Brasília. Quando precisa ser substituída, só é arriada quando a nova for hasteada;
- Em alguns locais, a bandeira deve ser hasteada todos os dias. São eles: palácio da Presidência da República; residência do presidente; Congresso Nacional; nos ministérios; no Supremo Tribunal Federal; nos edifícios-sede dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; em repartições consulares; em repartições federais, estaduais e municipais situadas na faixa da fronteira etc.;
- Não é permitido hastear bandeira de outro país em terras brasileiras se ao lado não estiver a Bandeira Nacional de igual tamanho e posicionada ao lado direito. A exceção é somente para embaixadas e consulados.
(fonte: IBGE Teen) 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

terça-feira, 5 de novembro de 2013

6º ano visita CORSAN:

No dia 05 de novembro o 6º ano foi fazer uma visitação à CORSAN, acompanhados da professora de Ciências Mariluci. Nosso objetivo maior foi o de verificar como acontece o tratamento da água na nossa cidade.
Vimos todas as etapas para purificação da água, inclusive de onde vem a água de Santa Cruz do Sul (Rio Pardinho), bem como do grande reservatório de água do nosso município (o Lago Dourado).
A funcionária da CORSAN – Beatriz, além de mostrar toda a estrutura e funcionamento da companhia, trabalhou muito bem diversos temas, dentre eles: o desperdício da água, preservação da mata ciliar, respeito e cuidados com o meio ambiente.
Nossa escola sempre leva os alunos do 6º ano à CORSAN, pois sabemos da importância da água tratada devidamente para nosso consumo.

Segue algumas fotos da visitação:


 A funcionária da CORSAN, dona Beatriz, conversando com a turma.
 Observando os tanques fazendo a filtragem da água.
 Tanques de decantação.
Queridos alunos, aguardem o próximo ano, pois teremos mais projetos e muito que aprender! Um abraço e até.

Professora Mariluci Prestes Moraes Trinks



sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PROJETO DA ESCOLA LUIZ SCHROEDER - Sustentabilidade e Educação Ambiental:


A Responsável pelo projeto é a professora de Ciências Mariluci Prestes Moraes Trinks.
Em 2012 foi iniciado o projeto científico Sustentabilidade e Educação Ambiental na Escola, com a 7ª série, pois sentimos a necessidade de separar o lixo na escola. Foram feitas pesquisas em livros e na internet. A 7ª série visitou à Cooperativa de Catadores do município, a fim de tomarem conhecimento da importância de separar o lixo. Confeccionaram-se lixeiras com caixinhas de leite para a separação dos lixos seco e orgânico, tanto nas salas de aula como no pátio da escola. Durante o 2º semestre foram feitas vistorias semanais, para verificar se o lixo estava sendo separado corretamente. No início havia mistura de materiais; após algumas semanas, a separação começou a ser realizada com sucesso. Parte do material orgânico foi depositado no minhocário, para ser usado posteriormente na horta escolar como adubo. O projeto foi apresentado durante a Mostra Científica, no dia 25 de setembro de 2012, nas dependências da escola. Em 2013 resolvemos expandir o projeto, e foi renomeado para: Sustentabilidade e Educação Ambiental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz Schroeder, utilizando-se da metodologia de projetos. Percebemos que precisávamos envolver efetivamente todas as turmas, com seus respectivos professores e funcionários da escola. Para tanto, foram desenvolvidos vários projetos, partindo do projeto piloto Separação do Lixo, de 2012. Segue abaixo as ações de 2013. AÇÕES PARA 2013: Separação do Lixo nos Ambientes Internos e Externos da Escola - projeto do 8º ano. Colocação de parte do lixo orgânico produzido na cozinha e refeitório (cascas de frutas, alimentos sem sal) no minhocário, para a produção de adubo orgânico - projeto do 8º ano. Utilização do húmus (adubo orgânico) produzido no minhocário, nos projetos: Cultivo de Chás - projeto do 2º ano- Os Temperos que Ajudam a Combater doenças e Dores - projeto do 6º ano, em parceria com o 3º ano; Plantio de Flores - projeto da turma dos autistas; Horta Vertical - projeto do 6º ano, em parceria com o 4º ano; Eco Parede- projeto do 6º ano; Jogos Educativos com Materiais Recicláveis - projeto do 6º ano, em parceria com a pré-escola; Milho Crioulo Orgânico – projeto do 6º ano. Cálculo da emissão e neutralização do gás carbônico da EMEF Luiz Schroeder - projeto da 8ªsérie. Plantio de árvores para neutralizar os impactos de CO2 no ambiente – Estamos buscamos parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul - projeto da 8ª série. Recolhimento de óleo saturado, para ser entregue a AFUBRA. Os projetos foram apresentados durante a Mostra de Trabalhos da Escola no dia 25 de outubro de 2013.