quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

25 DE DEZEMBRO - NATAL:


Hoje comemoramos o Natal! Esta data tão especial foi marcada pelo nascimento de Jesus Cristo. 

Todo começo do mês de dezembro é tradição montar as famosas árvores de natal e decorar a casa com enfeites natalinos, como pisca-pisca, guirlandas e o presépio que mostra o cenário do nascimento de Jesus, com a manjedoura, os animais, os reis magos e seus pais.

No dia de natal ganhamos muitos presentes e fazemos uma grande festa, que começa um dia antes com a ceia de Natal, onde nos deparamos com aquela mesa cheia de coisas gostosas para comer e ficamos aguardando a visita do bom velhinho Papai Noel.

A tradição da ceia vem da "Santa Ceia", quando Cristo reuniu seus Apóstolos e instituiu o Santíssimo Sacramento.

Para saber mais sobre esta festa leia abaixo nosso Especial de Natal:

O Natal é comemorado em várias partes do mundo, mas de maneiras diferentes que dependem da cultura e das tradições de cada país. Para conhecer um pouco dessa diversidade, vamos dar a volta pelos cinco continentes e descobrir como essa data é festejada...
Começando pela América do Norte, nos Estados Unidos o Natal é uma das festas mais importantes do ano. Desde novembro as ruas, praças e casas já começam a ficar enfeitadas e as rádios praticamente só tocam músicas natalinas. Muitas pessoas viajam para passar o dia com seus familiares e amigos, que muitas vezes só conseguem se encontrar nessa época do ano.
No México – América Central há as tradicionais “posadas”, festas tradicionais que contam a história de Maria e José, durante nove dias, de 16 a 24 de dezembro. Faz parte dessa festa aPiñata, que é uma brincadeira em que um pote de barro cheio de doces e frutas que é suspenso por uma corda e as crianças tentam quebra-la de olhos vendados com um pedaço de pau, quando conseguem, todos se atiram para recolher as guloseimas.
No Uruguai - América do Sul é tradição que as famílias se reúnam na casa dos avós. A mesa é grande e organizada desde cedo para que, antes da ceia se faça a famosa “picadita” que consiste em preparar aperitivos com frios, queijos, whisky, vinhos, pedaços de cordeiro ou leitão para serem degustados aos poucos e é o momento em que começa a confraternização familiar.
Passando para o outro lado do Atlântico, chegamos à Europa, com países que mantém muitas tradições interessantes... Na Itália as ruas ficam enfeitadas desde o começo de dezembro e isso cria um clima ideal para que se organizem espetáculos musicais em pontos específicos nas cidades. É claro que famoso panetone não pode faltar na ceia de Natal, pois este é o seu país de origem, mas por ser tão gostoso ganhou espaço nas mesas do mundo todo! Já naSuécia o Natal é bem característico por ser um país situado no extremo norte da Europa e ter um frio intenso nessa época do ano, por isso coberto de neve. O trenó faz parte das decorações e os bonecos de neve estão sempre presentes. Em Portugal, país com forte tradição religiosa, o Natal é uma festa muito importante. As famílias se reúnem no dia 24 para a “consoada”, que é uma ceia especial servida depois da Missa do Galo. Nesta ceia não pode faltar um prato de bacalhau, geralmente cozido com legumes, para simbolizar a abstinência que se deve preservar na véspera da celebração do Natal. No entanto, são também são populares os doces e sobremesas acompanhadas por vinho verde ou tinto, dependendo da tradição de cada região.
Na África do Sul - continente Africano é verão na época de Natal, as escolas estão fechadas e o clima é ideal para passear, mas em todas as cidades há corais que fazem apresentações na véspera do Natal, à luz de velas, formando um espetáculo inesquecível. Muitos sul-africanos preferem reunir-se ao ar livre no dia de Natal, mas a ceia também acontece e nela servem-se tortas, arroz e peru, porco, pudins e frutas secas.
Na Índia - continente Asiático atualmente há aspectos tradicionais do Natal, mas não deixam de imprimir sua cultura usando elementos significativos de sua cultura como decoração, como por exemplo, elefantes, guarda-chuvas e música tradicional nas festas e comemorações dessa época do ano.
Na Austrália - Oceania, também é verão nessa época do ano e é muito comum as famílias curtirem o dia de Natal nas praias, fazendo piqueniques, jogos divertidos, praticando natação, etc. Em muitas praias Papai Noel chega em uma prancha de surfe, ou em um barco salva-vidas. Na cidade de Melbourne as pessoas costumam se reunir na véspera do Natal nas praças para cantar suas canções favoritas e a noite fica iluminada por inúmeras velas.


sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Programação de Fim de Ano:

Vimos repassar aos Senhores Pais/Responsáveis algumas informações, sobre a programação das aulas nos próximos dias:

18/12/13: Conforme Calendário Escolar convidamos os pais a prestigiar as apresentações natalinas dos alunos, às 20 horas. (os alunos deverão vir no turno da noite às 19h45min, com camiseta vermelha ou branca. Não haverá aula durante o dia).

19/12/13: 
Manhã: Encerramento com os professores titulares e entrega do Boletim Escolar aos alunos. Os alunos serão dispensados às 9h30min.
Tarde: Encerramento com os professores titulares e entrega do Boletim Escolar aos alunos. Os alunos serão dispensados às 15h10min.

20/12/13: Convidamos a todos os pais e alunos para Formatura da 8ª série e encerramento das atividades letivas de 2013, com início às 20 horas na Escola.

A DIREÇÃO!

domingo, 8 de dezembro de 2013

08 DE DEZEMBRO - DIA DA FAMÍLIA:



Olá! Todo mundo sabe da importância que nossos pais, irmãos, avós, tios, primos e outros parentes tem em nossas vidas. Juntos eles formam a nossa família, e hoje é o dia em que se comemora essa importante instituição! 

A família pode ser definida como um grupo de pessoas ligadas por descendência, ou seja, dentro de uma família existe sempre algum grau de parentesco. 

Membros de uma família costumam compartilhar do mesmo sobrenome, que vem de herança de um parente em comum, geralmente bem antigo. 

Para aprender um pouco sobre os membros da nossa família e identificar quem é quem, clique aqui e confira nosso super especial Família! 

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

8º Ano e a 8ª série fazem plantio de 40 Árvores Nativas em Rio Pardinho:

No dia 04 de dezembro o 8º ano e a 8ª série foram até o Rio Pardinho, juntamente com a professora de Ciências Mariluci e com o técnico agrícola Gelso, para fazer o plantio de 40 árvores nativas.
O plantio foi feito nas terras do senhor João Heck, que disponibilizou um espaço, e nos recebeu muito bem. Obrigado!
As mudas foram doadas pela AFUBRA, que, além disso, fez a negociação com o senhor João, por intermédio do engenheiro ambiental Juarez; bem como liberou um funcionário – senhor Márcio, para orientar todo o trabalho do plantio das árvores. Também agradecemos muitíssimo!
A 8ª série desenvolveu um projeto, nas aulas de Ciências: Cálculo da emissão e neutralização do gás carbônico da EMEF Luiz Schroeder, com o objetivo de descobrir quanto à escola produz de gás carbônico em um ano, bem como calcular e plantar o número de árvores para neutralizar as emissões de CO2, analisando os escopos 1, 2 e 3. Os cálculos foram feitos com a calculadora disponível na internet – iniciativa verde – site: http://www.iniciativaverde.org.br/pt/calculadoraNo ano de 2013 a escola teve uma pegada (emitiu) 14,84 toneladas de gás carbônico. Para a neutralização do CO2 precisamos plantar 94 árvores.
Num primeiro momento, conseguimos plantar 40 árvores. Mas isso é só o começo. Para 2014, o 9º ano assumirá esse projeto, onde desenvolveremos ações e, com certeza, mais árvores serão plantadas.

Segue algumas fotos do dia do plantio:

 A direita o proprietário senhor João Heck; a esquerda o funcionário da AFUBRA senhor Márcio





Turma do 8º ano que assumirá o projeto em 2014!

Recadinho da prof.:
Querida 8ª série: Foi ótimo ter desenvolvido esse projeto com vocês! Espero que levem os ensinamentos de respeito e preservação ao meio ambiente por toda a vida, e que suas ações sempre levem em consideração o próximo e o meio ambiente. Um abração!
Querido 8º ano: Vocês têm uma responsabilidade muito grande para 2014: levar adiante e ampliar o projeto para a comunidade. Conto com todos! Muito trabalho nos aguarda. 
Até lá! 
Um grande abraço!



Dia do orientador educacional:


terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Um mundo particular:


Assim são os autistas, com comportamento diferente e individual, mas com habilidades únicas, o que eles precisam é que sua rotina não seja alterada e acima de tudo, devem ser respeitados. Na EMEF Luiz Schroeder, as duas turmas de autistas atendidas são acompanhadas por professoras qualificadas. Com saber quando um familiar ou conhecido apresenta sintomas de autismo? Conheça o trabalho dos acadêmicos de jornalismo da Unisc Jonatan e Thamires, que abordam o tema com entrevista do neuropediatra Cristiano Freire, depoimentos de pessoas próximas a essa realidade. Quer saber como? Conheça nosso Boletim informativo, que foi lançado para esclarecer essas dúvidas. 

Tenham uma boa leitura!
Jonatan Trindade e Thamires Waechter
Alunos de Jornalismo da Unisc que fazem um projeto na Luiz Schroeder.