segunda-feira, 28 de abril de 2014

28 DE ABRIL - DIA DA EDUCAÇÃO:


Como adquirimos todos os conhecimentos que temos? A maior parte do conhecimento humano se dá através do processo de educação.
Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete 
ao universo escolar.

Na escola encontramos nossos amigos queridos com quem brincamos,
conversamos e trocamos confidências. Nossos professores nos esperam todos 
os dias prontos para passarem um novo assunto. 

Além de transmitirem seus conhecimentos, nossos mestres também estão sempre prontos a nos aconselharem quando é necessário.

No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.
Há também a figura dos pais, pois são eles que complementam a educação das crianças, ensinando-as o que é certo, como devem se comportar e a respeitar o próximo.
O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura.


quarta-feira, 23 de abril de 2014

23 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO:


Nos dias de hoje os livros são uma reunião de folhas com textos ou imagens presas 
por um lado e montadas com uma capa.
Mas nem sempre os livros eram desse jeito.

 Na antiguidade, para o sumérios o livro era um tijolo de barro, argila ou pedra onde eram gravados os textos. Já para membros de tribos da Índia, os livros eram feitos de folhas de palmeiras, enquanto para os maias e os astecas os livros eram feito de um material encontrado em casca de árvore e a sua madeira, e tinha a forma de uma sanfona. Os romanos escreviam seus 
textos em pedaços de madeira cobertos 
por cera. Algum tempo depois, os egípcios passaram a escrever seus textos em rolos de papiro que chegavam a vinte metros de comprimento.

 Ainda na antiguidade surgiu o pergaminho. O pergaminho era uma folha feita  geralmente de pele de carneiro. Os pergaminhos duravam mais que o papiro e melhores para escrever. O papel foi inventado na China. Mercadores árabes que iam comprar mercadorias chinesas aprenderam a técnica de fazer papel, e depois ensinaram para os europeus.
 Mas foi só na idade média que os livros começaram a ficar parecidos com os que agente lê hoje em dia. Quem fazia os livros naquela época eram os monges copistas. Os monges copistas eram religiosos que copiavam os livros a mão e os decoravam com muito capricho. Mas como os livros eram muito caros e raros, só os ricos e membros da igreja podiam comprá-los. 
Muito tempo depois, o alemão Johann Gutenberg inventou a prensa. A prensa era como uma impressora, mas naquela época a prensa funcionava à mão e utilizava letras de chumbo em relevo. Com essa invenção foi possível fazer vários exemplares de um mesmo livro, a um preço acessível. Assim todo mundo poderia comprar os livros. 

sexta-feira, 18 de abril de 2014

18 DE ABRIL - DIA DE MONTEIRO LOBATO:


Dia de Monteiro Lobato
Quem foi Monteiro Lobato?

José Bento Monteiro Lobato estreou no mundo das letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista, que freqüentou em Taubaté, cidade do Vale do Paraíba onde nasceu, em 18 de abril de 1882.

Monteiro Lobato jamais escondeu sua paixão pela pintura e gostaria de ter cursado uma escola de Belas Artes. 
Por imposição do avô, seu tutor após a morte dos pais, acabou entrando para a Faculdade de Direito. Desistiu das artes plásticas e se fez escritor.

Entre outras coisas escreveu para crianças histórias da Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia, boneca Emília, Visconde de Sabugosa e a assustadora Cuca.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Celebração de Páscoa na Escola:

Estamos reunidos para celebrarmos com alegria a Páscoa. Celebrar significa se alegrar e agradecer pelo encontro da fé com a vida. Páscoa é celebração da Vida. Páscoa é tempo de amor, de família e de paz. É tempo de agradecermos por tudo o que temos e por tudo que teremos. Páscoa é um sentimento de esperança, fé e confiança que deve existir em nossos corações. É dia dos nossos sonhos parecerem estar mais perto. É hora de transformação, de mudança, de vida nova, de vida em abundância. Hoje, somos chamados a “nascer de novo”, isto é, nascer para uma vida melhor, com respeito e amor uns pelos outros. Como é bom podermos experimentar a paz, a tranqüilidade e o amor em nossas vidas.

Veja abaixo os momentos mais importantes da nossa celebração:

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Aniversário de 53 Anos da Escola:

53 Anos de muito sonho, muito trabalho, muita persistência e dedicação. O resultado é uma escola que se orgulha de estar contribuindo para o desenvolvimento intelectual e cultural de nosso país. Queremos parabenizar as pessoas que aqui exercem ou exerceram sua atividade profissional, tratando a educação com muito zelo, determinação e respeito. Aos alunos nossa razão de existir, nossos agradecimentos sinceros e o desejo de que sempre cultivem valores de solidariedade, determinação, coleguismo, conhecimento e vontade, pois são eles que fazem a diferença em nosso trabalho, e nós trabalhamos juntos para fazermos a diferença. 
Parabéns a todos nós!

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Azul para lembrar o Dia Mundial do Autismo:

Em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado nesta quarta-feira, 2 de abril, a escola ganhou uma coloração azul, com todos alunos, professores e funcionários usando camiseta azul, simbolizando o combate ao preconceito contra as pessoas autistas.
Estima-se que 70 milhões de pessoas tenham autismo no mundo, porém, ainda é uma síndrome pouco conhecida no Brasil. Esta é a finalidade deste movimento, trazer a mente das pessoas que o autismo afeta involuntariamente a maneira como estas pessoas se relacionam com o mundo, mas sobretudo, são seres humanos adoráveis e muito temos a aprender com eles.

Seja você também Uma voz para o autismo, e divulgue este movimento.

Em breve fotos:


terça-feira, 1 de abril de 2014

Autistas com a mão na massa:

02 DE ABRIL - DIA MUNDIAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO:


Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Em 2007, o dia 2 de abril foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Dia Mundial da Conscientização sobre o Autismo.


Essa mobilização pelo mundo serve para alertar que essas pessoas são diferentes mas são tão humanas 
quanto todos. 

O autismo é desconhecido por muitos
e outros não sabem como lidar com o distúrbio. Na verdade, é uma gama de distúrbios que afeta a comunicação, a socialização e a atenção.

Há muita coisa que podemos fazer para dar qualidade à vida dos autistas e de suas famílias. Identificar o quanto antes é fundamental. E, o papel do pediatra, do professor da criança e do pedagogo da escola também é! A partir do diagnóstico é preciso criar condições pedagógicas especiais para a criança superar as dificuldades e aprender.
Para lembrar que afeta muitas pessoas e que se dá em graus variados, essa diversidade está presente no símbolo colorido do autismo, como nas cores do arco-íris. É mais comum do que parece! De acordo com a ONU, mais de 70 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo possuem autismo. A síndrome afeta quase 2 milhões de brasileiros. E, azul é a sua cor! 

02 DE ABRIL - DIA INTERNACIONAL DO LIVRO INFANTIL:


Hoje comemoramos o Dia Internacional do Livro Infantil em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Hans foi autor de inúmeras histórias, dentre as mais famosas estão: O Patinho Feio, O Soldadinho de Chumbo e A Pequena Sereia.
E você, que tipo de história gosta de ler?
É muito importante para as crianças desenvolverem o hábito da leitura, pois as histórias ajudam no desenvolvimento da imaginação e do aprendizado.
A literatura infantil envolve as crianças, fazendo com que elas se transportem para um mundo de diferentes histórias e muita imaginação.