sábado, 24 de maio de 2014

24 DE MAIO - DIA NACIONAL DO CAFÉ:



Hummm... cheirinho de café!

O café durante muito tempo foi o principal produto agrícola do Brasil. 
Ainda hoje é um produto bastante representativo na produção agrícola. 
O Brasil é o maior exportador de café 
do mundo!

O café é de origem Africana e foi trazido para o Brasil pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta no início do século XVIII. Você nunca ouviu falar de café Palheta? 
Rapidamente o café espalhou-se pelas terras do Paraná, Minas gerais, Goiás e 
Rio de Janeiro.

Mas foi nas terras férteis de São Paulo (conhecido como 'terra roxa') que o café mostrou todo o seu potencial econômico. Já em meados do século XIX, o estado estava entre os primeiros produtores do país. Os "Barões do café", donos das grandes fazendas de café, além de deterem poderes econômicos, ocupavam cargos importantes na política brasileira. Pergunte a sua professora o que foi a política do "café com leite"?!
Durante muito tempo o nosso cafezinho ficou esquecido. Mas de dez para cá, os produtores se uniram e revitalizaram a bebida. O que antes não tinha muita opção, hoje conta com muitas variedades como: forte, suave, orgânico, torrado, moído, solúvel e etc. Além disto, surgiu uma quantidade enorme de cafeterias, revitalizando o hábito de tomar um cafezinho! Viva o nosso café conhecido e apreciado mundialmente!

quinta-feira, 15 de maio de 2014

15 DE MAIO - DIA DO ASSISTENTE SOCIAL:


O mês de maio traz data muito especial para os Assistentes Sociais: quando se comemora o seu dia e marca a profissão desde o seu nascimento. 

Em 15 de maio de 1891, o Papa Leão XIII publicava a Encíclica "Rerum Novarum", apresentando ao mundo católico os fundamentos e as diretrizes da Doutrina Social da Igreja. Era a primeira Encíclica Social já escrita por um Papa e, arcava o posicionamento da Igreja frente aos Graves problemas sociais que dominavam as sociedades européias. 

Para os assistentes sociais europeus, a Encíclica publicada naquele dia 15 de maio, trazia um conteúdo muito especial. Atônitos frente à complexidade dos problemas existentes e teoricamente fragilizados em conseqüência de sua formação ainda bastante precária, aqueles profissionais assumiam o documento e os ensinamentos ali contidos, como base fundamental de seu trabalho. E desse modo se aproximavam cada vez mais da Igreja Católica européia que. por sua vez, assumia progressivamente a sua liderança sobre o enfoque das práticas sociais daqueles profissionais.

No Brasil, o Serviço Social foi criado em 1936, a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no País, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a "Quadragésimo Ano" redigida pelo Papa Pio XI e publicada no dia 15 de maio de 1931 em comemoração aos quarenta anos da Rerum Novarum. E, desse modo, gestada no seio da prática da "Ação Social Católica", ou simplesmente "Ação Católica" - no Brasil a profissão cresceu sob a liderança da Igreja e, até o início dos anos 60, recebeu a influência direta e decisiva da sua "Doutrina Social".

Mas, o fato de sabermos que o dia "15 de maio" é uma homenagem à publicação da "Rerum Novarum" - documento que embalou a profissão em berço e lhe sustentou a vida - não esgota o assunto em pauta. 

Quem determinou que assim o fosse? É uma data comemorada apenas por assistentes sociais brasileiros? Estas são algumas perguntas que na literatura encontrada, bem como nos contatos estabelecidos na fase preparatória desse artigo, não responderam a estas indagações. Cabe, portanto, aos assistentes sociais interessados na história profissional, se embrenhem pelos caminhos da pesquisa em busca dessas respostas e de outras relativas ao tema. Cabe aos assistentes sociais, conhecer o passado e construir a memória da nossa profissão.

terça-feira, 13 de maio de 2014

13 DE MAIO - ABOLIÇÃO DA ESCRAVATURA:





Liberdade para todos os povos!

No dia 13 de maio de 1888, a princesa Isabel assinou a Lei Áurea, extinguindo a escravidão no Brasil! Os escravos por fim conseguiram suas alforrias (libertação).

A abolição da escravatura não aconteceu do dia para noite, vários movimentos antecederam a data. 3 anos antes em 1885, foi aprovada a Lei dos Sexagenários. Pela lei os escravos ao completarem 60 anos eram libertos. Esta era uma forma de ir gradualmente extinguindo com a escravatura.

Você também deve ter ouvido falar da Lei do Ventre Livre. Os filhos nascidos depois do dia  28 de setembro de 1871, após completarem 8 anos poderiam ser libertados caso o proprietário concordasse. O proprietário recebia uma indenização do governo, que criou este mecanismo como um instrumento de incentivo a libertação dos escravos!


sexta-feira, 9 de maio de 2014

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Data do Dia das Mães 2014:


Todos os anos é comemorado o Dia das Mães e sabemos que essa data é muito importante e especial, não somente para quem é mãe, mas também para quem é filho (a) poder relembrar e ressaltar o quão a mãe é uma figura importante na vida de todos. Por isso saiba mais sobre a data para esse ano, assim como os outros ela também vai cair em um Domingo, por isso veja o que fazer nessa data para não deixar nada passar em branco. Normalmente as pessoas gostam de fazer algo em família mesmo, que fica ainda mais interessante. Mas você deve estar se perguntando, afinal qual é a data dos dias das Mães 2014?



data do Dia das Mães 2014 é fácil de calcular, por que ocorre sempre no segundo domingo do mês de Maio, e esse ano a gente já sabe em qual data caiu. Se você está pensando em fazer algo aproveite o final de semana para o mesmo. Nas escolas no Brasil inteiro os professores gostam de fazer atividades educativas com essa data para não deixar passar em branco, e é sempre bom mostrar para a criança a importância de homenagear a mamãe também. Por isso anote abaixo a data desse dia para você não se esquecer:


• Data do Dia das Mães 2014: 11 de Maio – Domingo

Está ai a data dessa comemoração que ocorre em todo o Brasil. É importante essas datas por que é uma maneira da gente ressaltar a importância para a nossa família. Mesmo os que não têm relacionamento bom com a mãe têm uma avó ou alguém mais próximo que pode considerar como tal. Uma data linda de se lembrar, por isso não se esqueça de não deixar passar em branco. Agora que você já sabe a data do Dia das Mães para esse ano não se esqueça de programar algo interessante para poder fazer na mesma.

Todos os anos é no domingo que é comemorado, por isso que não é feriado e nem nada, mas bem que poderia ser por que o dia das mães é muito importante, mas que bom que essa data existe, assim podemos lembrar a nossa mãe de como ela é especial também. Entenda que essa data é importante para toda família, e não somente para uma pessoa em si, que no caso é a mãe. Alguns gostam de comprar presentes para o dia das mães, e outros lembrancinhas, mas no fundo mesmo a mãe mesmo não liga para isso, e só de você se importar com ela e lembrar já é muito importante, mas se poder comprar algo para sua mãe nessa data, é melhor ainda.

Caléndario 2014 - www.calendario2014.org
Caléndario 2014 - www.calendario2014.org

quinta-feira, 1 de maio de 2014

01 DE MAIO - DIA DO TRABALHO:


Para garantir sua sobrevivência, o homem sempre precisou trabalhar, seja de forma remunerada ou não. Assim as relações de trabalho foram modificando ao longo da história.

Na Idade Média, época que se caracterizou pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial e sistema de produção feudal, as relações de trabalho eram baseadas no trabalho servil, onde

o vassalo era obrigado a manter fidelidade ao senhor feudal.
Como essa situação tornou-se insustentável, cada vez mais os servos procuravam, através de lutas, tornarem-se livres para procurar o melhor meio de sustento. 


A partir daí formam-se em determinados pontos pequenas unidades artesanais, constituindo cidades, valorizando novamente o comércio que agora cresce além dos mares. Neste período predominavam as profissões de sapateiro, artesões, alfaiates e comerciantes em pequenos mercados.
Entre os séculos XVI e XVII começam a ocorrer os grandes descobrimentos científicos e técnicos, facilitando a instalação do capitalista de produção.
Com a Revolução Industrial o sistema capitalista se fortificou e as relações de trabalho modificaram-se por completo, houve o aumento significativo da produção material e do rendimento do trabalho, sendo que este sistema é o que impera na maioria dos países até hoje.
Fonte: http://www.smartkids.com.br/datas-comemorativas/1-maio-dia-do-trabalho.html