quinta-feira, 25 de março de 2010

“A Trilha da Vida” - Uma percepção através dos sentidos:

O corpo humano é a mais perfeita máquina já construída e é formado por diversas partes que se relacionam entre si, ou seja, os vários sistemas que formam nosso organismo dependem um do outro para realizarem suas atividades. O corpo humano vem se transformando e evoluindo para se adaptar aos diversos ambientes que o homem foi conquistando com o passar do tempo. Os sentidos são a porta de ligação do nosso meio interno com o ambiente. Por meio dos sentidos, o organismo pode perceber as coisas que nos rodeiam e mandar as mensagens necessárias para nossa melhor adaptação, contribuindo assim, com a sobrevivência e a integração do ser humano com o meio ambiente no qual ele está inserido.
De acordo com o pesquisador Tatsushi Kobayashi
(1991), do Instituto para Pesquisa Educacional da Cidade de Kobe (Japão), relata que: "para perceber coisas é essencial o toque, cheirar, provar, ver e ouvir. Especialmente as três sensações: tocar, cheirar e provar, constituem os receptores para substâncias químicas. De uma perspectiva filogenética, as três sensações: cheirar, provar e tocar são processos pelos quais todas as criaturas, da mais primitiva à espécie mais evoluída, podem alcançar. Assim a 7ª série da Emef Luiz Schroeder, desenvolvendo um trabalho sobre “Os Sentidos”, na disciplina de ciências, percorreu a “Trilha da Vida” – “ Uma percepção Através dos Sentidos”. Entender e repensar suas relações com o Meio Ambiente, e dar outro sentido a importância que tem o Meio Ambiente em sua vida, a vivência e o contato, percebendo , sentindo e explorando. O Projeto teve a participação de todos os alunos da turma, que com muita criatividade prepararam os ambientes envolvendo os sentidos. As cores: vermelho, amarelo, verde e azul , deram vida ao ambiente, ressaltando a que a proposta teve o caráter inter e transdisciplinar, possibilitando a integração de diversas áreas do conhecimento dentro de um objetivo comum.
No início da Trilha a professora Rejane Dolores Scherer de Oliveira, distribuiu as vendas e forneceu as orientações prévias. Os participantes vendados e utilizando-se do tato, olfato, paladar e audição, foram guiados pelos colegas, explorando elementos dispostos em cada ambiente. Nela, puderam tocar as essências com seus sons, gostos, aromas e sensações. Os diferentes tipos de plantas, sons da Floresta Atlântica, areia da praia, água, ventilador, incensos e aromas naturais. Em ambas as situações, ocorreu a inclusão de uma série de elementos que simbolizam a vida.
Veja as fotos:



Nenhum comentário:

Postar um comentário