segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alunos gravam mensagens às mães:


 Gravação em estúdio: estudantes puderam conhecer o funcionamento de uma emissora de rádio
Alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental Menino Deus e Luiz Schroeder gravaram mensagens para suas mães nos estúdios da Rádio Gazeta. As homenagens foram elaboradas por eles e as gravações irão ao ar na programação da Rádio Gazeta AM, na semana que antecede o Dia das Mães. A equipe técnica da emissora elaborou uma trilha sonora especial para as chamadas das mensagens, que serão inseridas aleatoriamente na programação.
Os estudantes que tiveram experiências de radialistas fazem parte do Projeto Educação, Cidadania e Comunicação (Ecco), desenvolvido pela Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi/RS). As mensagens foram elaboradas em atividades do projeto, que tem o objetivo de desenvolver ações educomunicativas nas escolas e incentivar a leitura crítica da produção midiática. Os alunos do Menino Deus estiveram nos estúdios da Gazeta na terça-feira, 24, e os estudantes da Luiz Schroeder gravaram suas mensagens na quinta-feira.
As atividades externas propostas pelo Ecco contribuem para a construção de uma visão diferenciada e ampliam os espaços de circulação social dos estudantes. Conforme a assistente social da Fundação Gazeta, Elisângela da Silva, as gravações em estúdio possibilitaram que eles visualizassem, na prática, o funcionamento de uma emissora de rádio. “Também perceberam os passos que envolveram a atividade, como elaboração do texto, a definição de quem gravaria e a necessidade do trabalho em grupo, respeitando seus pares”, disse.
Além disso, os estudantes saciaram a curiosidade de saber de quem é a voz que ouvem no rádio e conheceram os locutores. “Essa aproximação é muito positiva e os estimula a serem cada vez mais participativos nas demais atividades do projeto”, completou a assistente social. O transporte dos estudantes das duas escolas foi providenciado pela Secretaria Municipal de Educação (Smec) de Santa Cruz do Sul.
Agradecimento pelo rádio
Ao ouvir a gravação da sua mensagem, Ana Carolina Wendt, 13 anos, estudante da 7ª série da Escola Luiz Schroeder, ficou surpresa com a própria voz. “Ficou muito diferente, bem mais bonita”, exclamou. Ela gravou uma homenagem para a sua mãe, Giovana Mioni Calheiro, lembrando e agradecendo pelos ensinamentos recebidos. Agora, Ana Carolina vai acompanhar a programação para ouvir a mensagem e espera que sua mãe também goste. Participando das atividades do Ecco desde o início de 2012, ela está gostando das conversas e reflexões sobre comunicação e educação. “Já fizemos, em conjunto e com a opinião de todos, as regras de comportamento para usarmos em sala de aula e nos passeios”, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário