quarta-feira, 18 de julho de 2012

Ecco encerra semestre com integração de escolas


Alunos também participaram de passeio ao Parque da Gruta
Os alunos das escolas municipais Menino Deus e Luiz Schroeder, que fazem parte do projeto Ecco (Educação, Cidadania e Comunicação), uniram-se em duas atividades para marcar o final do primeiro semestre de 2012. Os alunos fizeram uma visita ao Projeto Armazém de Ideias, da Escola Educar-se, que tem uma metodologia semelhante ao Ecco. Os estudantes das duas escolas também participaram de um passeio no Parque da Gruta, onde foram desenvolvidas atividades cooperativas entre os alunos.
Durante o primeiro semestre, o ambiente foi o tema desenvolvido pelos participantes do Projeto Ecco na Escola Menino Deus, do Bairro Faxinal. Foram realizadas dinâmicas de observação sobre a coleta de lixo no bairro, com registro em fotos e vídeos. Outro assunto abordado, por sugestão dos alunos, foi a deficiência física. A partir do tema os estudantes discutiram sobre acessibilidade e preconceito e realizaram entrevistas com deficientes físicos. Com base no trabalho  produzido, foram feitos materiais pedagógicos – caça-palavras, cruzadinhas, música e desenhos – que serão trabalhados com os alunos das séries iniciais no segundo semestre. 
Na Luiz Schroeder, além das atividades de observação e filmagens no entorno da escola, foram produzidos materiais reciclados. Em ambas as escolas, as atividades serão retomadas na primeira semana de agosto. O Projeto Ecco é uma iniciativa da Fundação Gazeta Jornalista Francisco José Frantz, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec) de Santa Cruz do Sul. As atividades são conduzidas pelos jornalistas Helio Etges, Mirela Hoeltz e Elemir Polese e pela assistente social Elisângela da Silva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário