quinta-feira, 31 de maio de 2012

Estudantes recolhem mais de 30 mil medicamentos vencidos:


Estudantes de 22 escolas municipais e estaduais de Santa Cruz do Sul recolheram 30.729 caixas de medicamentos vencidos durante a Gincana Escolar 2012 promovida pela rede de farmácia Seis. O principal objetivo da campanha, que teve apoio das secretarias municipais de Educação e Meio Ambiente, foi dar destino correto aos remédios que estão fora da validade. Os vencedores da competição foram conhecidos na manhã desta quinta-feira, 31.
A primeira colocada foi a Escola Municipal Cardeal Leme, que recolheu 7,3 mil medicamentos, e levou como prêmio um notebook. Em segundo lugar ficou a E. M. Felipe Becker, com 6,6 remédios, e, em terceiro, a E. M. Luis Schroeder, que levou 5,1 mil unidades.
A expectativa, segundo o diretor administrativo da Farmácia Seis, Ronaldo Giongo, era de recolher 5 mil medicamentos vencidos. “Esses 30 mil foram uma surpresa pra gente. Não esperávamos uma adesão tão grande e ficamos muitos felizes com isso, porque acreditamos que estamos plantando uma sementinha acreditando nas crianças, que, além de ser o futuro, são grandes disseminadoras de informações”, afirmou Giongo.
A aluna do 5º ano da escola Normélio Boettcher Caroline Tews disse que gostou de participar da ação, porque não sabia dos riscos que guardar medicamentos vencidos oferecem (veja mais informações abaixo). “Aprendi várias coisas na escola e olhei todos os remédios da minha casa, e ainda fui na minha vó e nas minhas tias”, contou ela. A professora de Caroline, Carla Hildebrandt, completou dizendo que se surpreendeu com a quantidade de remédios fechados que os alunos trouxeram.

SAIBA MAIS
Uma pesquisa sobre o descarte de remédios vencidos trouxe um número preocupante: 70% dos consumidores não se livram desses medicamentos de forma correta.  O Portal Gaz aproveita a campanha para sanar possíveis dúvidas que os leitores podem ter com relação aos medicamentos vencidos. Confira:
POR QUE DAR O DESTINO CORRETO? Os remédios vencidos oferecem risco à saúde dos moradores da casa, porque podem causar intoxicação e, em alguns casos, pode até levar à morte.
ONDE FAZER O DESCARTE? Muitas pessoas descartam os medicamentos no lixo doméstico, no meio ambiente ou no vaso sanitário. No entanto, o correto é levar as unidades nas farmácias que possuem locais específicos para o depósito. Após, caminhões recolhem os remédios e, geralmente, eles são incinerados e depois são levados para um aterro, medida ideal para não prejudicar nem as pessoas nem o meio ambiente.
COMO GUARDAR REMÉDIOS EM CASA? Uma das medidas mais urgentes a serem tomadas é deixar os medicamentos fora do alcance das crianças. Além disso, é importante que o estoque de medicamentos em domicílio ocorra em lugares e da maneira correta para garantir a qualidade do próprio remédio. Cozinha e banheiro, por exemplo, são lugares onde os remédios estão mais propícios a estragarem, devido à exposição constante ao calor e umidade. É importante também guardar os medicamentos longe da luz solar e do calor, e também de produtos químicos, como os de limpeza. O ideal é manter os medicamentos guardados em caixas plásticas, em local seco e limpo. Outra medida importante é guardar os medicamentos da própria caixa, com a bula.


fonte: Redação Portal Gaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário